The Secret of Trendy Messy Hair

A nova tendência de cabelo não é curto, nem longo, nem liso, nem ondulado. Em verdade, o que está em alta hoje não é nem um tipo de corte ou cor específica… É, na verdade, o estilo. É aquele tipo de look onde o cabelo parece não ter sido lavado e que as francesas e top models chiques e indiferentes têm: ondulado nos lugares certos e sugere facilidade sem esforço. Parece que simplesmente acordaram assim. Em muitos casos, é exatamente isso que acontece. O segredo? Simplesmente não usar xampu.

“Sempre gosto quando uma mulher não lava os cabelos por um dia ou dois”, diz Paul Hanlon, o cabeleireiro britânico que estabeleceu o look do cabelo elegantemente laissez faire durante várias estações na Proenza Schouler e que, antes do desfile de inverno da Louis Vuitton em março passado, pediu que as modelos chegassem com os cabelos sem lavar. O look que ele procurava era “um pouco mais pesado para que não fique esvoaçante que aquele cabelo limpo, que de tão macio, parece que voa”, explica. “Quero manter a aspereza, mas de forma lânguida e sexy.”

Kate-Mara-2014-Hair-Trends-Messy-Bob "Dawn Of The Planets Of The Apes" New York Premiere A model backstage at Chloe's fall 2011 runway show. Alexa-Chung-Layered-Medium-Messy-Hairstyles-2013 versace-rtw-ss2014-BOB-Cut-hair-trends-spring-2014-tendencias-cabello-primavera1 MG_9991-Edit2-600x777

As amantes do novo produto garantem ter um frasco quase cheio do xampu favorito no chuveiro há meses e, garantem que devem ficar lá por mais seis, pois quem experimento vicia nessa tendência do cabelo descuidado, ou melhor, do look de cabelo nunca escovado ou que nos preocupássemos com eles. Isso não quer dizer que devem ser sujos, ATENÇÃO! Ainda lava-se, mas com os novos produtos especializados, feitos especificamente para quem não gosta de xampu ou quer esse tipo de efeito. Que produtos são esses? São os condicionadores que limpam, que funcionam como cleansers sem espuma: não contêm detergente, mas retiram as impurezas com ingredientes suaves, como óleos essenciais ou aloe vera.

A prática se chama “colavagem”, uma abreviação de “decondicionamento-lavagem”. Foi adotada primeiramente por afro-americanas e mulheres de cabelo crespo para acalmar os fios grossos com muita textura. Como mantém o cabelo hidratado, favorece para a duração da cor e evita que a cor desbote. Nem preciso dizer que os salões americanos já adotaram a prática… Em seu ateliê em Hollywood, Chaz Dean lava o cabelo das clientes com sua linha de condicionantes Wen, feita com hortelã e lavanda. O Whittemore House, em Manhattan; e o Karcher, no Brooklyn, estão usando uma colavagem da Purely Perfect, nova linha de Michael Gordon, fundador da famosa Bumble and Bumble.

 xampu3

Mas mesmo soando maravilhosamente, o condicionador que limpa não é para todas as mulheres… “Realmente, depende do caso”, pondera o hairstylist inglês Duffy. Para quem tem cabelo fino (olha eu ficando de fora da novidade!) e que precisa que ele balance o máximo possível “não é uma boa ideia, pois pode deixá-los pesados”. E para aqueles que querem testar a dica do hairstylist para evitar que fiquem retos demais, é usar o produto apenas uma vez por semana e enxaguar completamente sempre.

Sienna Miller que nos aguarde! 😀