Tapas com distinção

Está aí nosso mais novo vício: tapas. Mas não, não são quaisquer tapas… Estamos viciados nas tapas do chef Sergi Arola, dono de duas estrelas Michelin e do restaurante que leva seu nome que fica na área externa do maravilhoso Hotel Penha Longa em Sintra – que para quem ainda não conhece, é um passeio imperdível.

Assim que estacionamos o carro em frente ao restaurante  (uma facilidade tão rara em Lisboa) vemos que trata-se de um lugar diferenciado. Decoração cool e moderna, recepção gentil e ambiente animado por dj, percebemos que a noite está só por começar… Logo à entrada, um sofisticado bar especializado em vodkas premium que, na minha opinião, é impensável seguir à mesa sem degustar um. Ao lado dele, fica uma imponente adega envidraçada com imensas opções de vinhos nacionais e internacionais que impressiona e encanta ao mesmo tempo.

Não se pode dizer que é um restaurante exclusivo de cozinha espanhola, embora exista no menu petiscos típicos espanhóis, como as famosas batatas bravas e cocas – as pizzas catalãs de massa fina. Ainda que o conceito seja de “pica pica” – como eles dizem, visto que possui a base na história e tradição catalã, a cozinha é urbana, alternativa e contemporânea.

Mesmo já nos considerando “habitués“, ainda não deixamos de pedir o Menu Arola de degustação com a harmonização de vinhos – nacionais e internacionais. Sempre impecável, o João que nos atende, pede algo diferente para nos surpreender, mas nunca faltam as clássicas iguarias espanholas como, por exemplo, as batatas bravas, presa de porco ibérico com parmesão, maçã verde e malagueta verde, o robalo em ceviche, as vieiras, a pasta de caranguejo com tostas de pão de coca e, por fim, o iogurte cremoso com coulis de frutos da época e gelado de côco.

IMG_4077 IMG_4081 IMG_4085 IMG_4075  IMG_4086  IMG_4092IMG_4096 IMG_4095 IMG_6788

São ao todo 9 pratos e 5 vinhos que completam-se lindamente e fazem da experiência inesquecível. E Se pensa que o segredo não está na sofisticação do ambiente, engana-se. A diferença desse restaurante único está no talento e criatividade do chef Arola que sabe, como poucos, interpretar o melhor da cozinha espanhola, sem complicação e com muita originalidade.

Tenho pena de não ter mais (e melhores) fotos, mas sabem como é, quando realmente nos divertimos, nem lembramos dos telemóveis… 😉

* Fotos Iphone 5s.