Shoes: Pleasure and Pain – The Exhibition

“Shoes: Pleasure and Pain”será o nome da atração do Museu Victoria and Albert, em Londres, que estreará no próximo verão. A exposição sobre sapatos será aberta ao público a partir do dia 13 de junho de 2015 e irá até 31 de janeiro de 2016.

O poder transformador da moda calçadista, o lado doloroso do uso, a euforia e a obsessão por eles serão alguns dos temas explorados nessa mostra, que ocupará dois andares do museu. Mais de 200 pares de sapatos históricos e contemporâneos do mundo todo vão estar em exposição, muitos deles pela primeira vez.

A coleção de sapatos do V&A é incomparável, abrangendo o mundo inteiro e mais de 2.000 anos de história. Para a mostra, a curadora Helen Persson, especialista em tecidos e vestimentas, investigou esta, mas também outras coleções internacionais e o guarda-roupa de algumas pessoas para selecionar uma gama incrível de sapatos, como uma sandália decorada com folhas de ouro da época do Egito antigo até sapatos futuristas criados usando impressão 3D. “Os sapatos são um dos aspectos mais reveladores no vestir. Bonitos, objetos esculturais, eles também são indicadores poderosos de gênero, status, identidade, gosto e preferência sexual. Nossa escolha de sapatos pode ajudar a projetar uma imagem de quem queremos ser”, afirmou Helen.

Sapatos usados ou associados a personalidades, como Marilyn Monroe, rainha Victoria, Sarah Jessica Parker e Daphne Guinness, farão parte da mostra, assim como sapatos famosos, como as sapatilhas de balé criadas para Moira Shearer no filme “Os Sapatinhos Vermelhos” (“The Red Shoes”), de 1948. Calçados para homens e mulheres produzidos por 70 designers, como Manolo Blahnik, Christian Louboutin, Jimmy Choo e Prada, também estarão na mostra.

4._Freed_of_London_founded_in_1929_red_ballet_shoes_made_for_Victoria_Page_Moira_Shearer_in_The_Red_Shoes_1948_silk_satin_braid_and_leather_England_1948-2 8._Chopines_Punched_kid_leather_over_carved_pine_Venice_Italy_c._1600_VA__Victoria_and_Albert_Museum_London_2 9._InvisibleNakedVersion_Andreia_Chaves_2011_Photo_by_Andrew_Bradley3._Caroline_Groves_b.1959_Parakeet_shoes_Photography_by_Dan_Lowe           10._Mens_shoes_gilded_and_marbled_leather_Northamptonshire_England_c.1925__Victoria_and_Albert_Museum_London      2._One_sandal_gilded_and_incised_leather_and_papyrus_Egypt_c30_BCE-300_CE__Victoria_and_Albert_Museum_London               6._RiRi_Sophia_Webster_Spring_Summer_2013      image 1._Roger_Vivier_190798_for_Christian_Dior_19051957._Evening_shoe_beaded_silk_and_leather_France_1958-60__Victoria_and_Albert_Museum_London

A exposição será exibida também na Galeria de Arte Bendigo (março a maio de 2016), e no Centro de Ciências e Museu Queensland (junho a outubro de 2016), na Austrália; no Museu Peabody Essex (novembro de 2016 a fevereiro de 2017) e na Universidade de Arte e Design Savannah (março a junho de 2017), nos Estados Unidos.

Imperdível para qualquer shoeslover assumido. 😉