Portugal Fashion: quando a moda estende tapete à solidariedade

Após Katty Xiomara conquistar a concorrida New York Fashion Week com uma coleção inspirada na música “La Luna y el Toro” apresentando capas e boleros estilo “toureiro” desenvolvidas pela especialista em tapeçaria de luxo Desistart especialmente para o desfile, sabíamos que as boas novidades não ficariam por aí.

A coleção que apresenta tons neutros como beige, branco, azul, preto, pérola e prata, explora cada cor em vários tons. É uma viagem entre o dia e a noite com trilha sonora de rock indie, animais e romantismo com muitas silhuetas e texturas. Desse cenário fabuloso (literalmente) nasce “Enamorado”, a primeira peça de tapeçaria concebida pela criadora luso-venezuelana confeccionada em parceria com a sofisticada empresa de Cortegaça. 

Com quatro metros de comprimento e dois de largura e pesando quase 50 quilos, o tapete de tom predominante azul foi fabricado com lã oriunda da Nova Zelândia e fio de viscose, seguindo técnicas de tufagem que combinam a tradição manual e a mais moderna tecnologia de produção industrial existente em Portugal. Os tufos de diferentes alturas realçam as formas representadas na peça e resultam numa elegante reinterpretação estética do tema musical imortalizado pelos Gipsy Kings, ao qual Katty Xiomara  se inspirou para criar a sua coleção FW 2017.

Mas se por si só a peça já tem um valor criativo inestimável, o seu propósito vai ainda além. Desde às 00h de hoje até às 23:59h da próxima segunda-feira, dia 27, essa obra-prima em tapeçaria estará disponível na internet em leilão aberto, admitidos lances mínimos a partir de 100 euros. A base de licitação foi fixada em 3000 euros, embora o valor comercial da peça seja o dobro – conforme avaliação da Desistart. Para participar, os interessados devem ter mais de 18 anos e se registarem no site do grupo. Todo o montante arrecadado será doado inteiramente à Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro. O “Enamorado” poderá ser visto nesta sexta-feira, a partir das 12 horas, durante o desfile da coleção da designer no Portugal Fashion, na antiga Cadeia da Relação do Porto.

Como não se “enamorar” por uma iniciativa dessas?!