High Heels Might Be Prematurely Aging You

Bem, é verdade… Já sabíamos que o salto alto não é propriamente o melhor amigo da ortopedia, mas mesmo assim é difícil não ficar surpresa com a revelação do novo estudo da Universidade de Stanford que descobriu que eles podem estar fazendo você andar como se tivesse subitamente envelhecido 20 anos!

Os pesquisadores analisaram como mulheres saudáveis caminhavam enquanto usavam sapatos com diferentes alturas de salto: a sapatilha plana, com salto de 4 cm e salto de 8 cm. Eles também analisaram cada mulher caminhando com e sem um colete que pesava cerca de 20% do seu peso corporal. A intenção era prestar atenção à forma como os joelhos das participantes se moviam enquanto caminhavam e permaneciam em pé.

Os resultados do estudo, publicado no Journal of Orthopaedic Research e divulgado pela Elle USA, foram bastante assustadores para todas nós, stiletto enthusiasts... Quando andamos de salto alto, nossos joelhos estão mais propensos a serem dobrados quando os pés tocam o chão. Isso coloca muita pressão sobre eles e faz com que andemos de um modo semelhante ao de mulheres mais velhas ou mulheres que têm artrite (OMG!). E se você estiver acima do peso é ainda pior, pois acaba por colocar ainda mais pressão sobre as articulações. “O uso do salto alto, especialmente quando combinado com o excesso de peso, pode contribuir para o aumento de risco de osteoartrite”, afirmam os autores do estudo.

Portanto,  mesmo que amemos viver nas alturas, convém darmos aos saltos um bom descanso de vez em quando…

Por mais que nos custe agora, nossos joelhos vão nos agradecer mais tarde. 😉