Cannes Film Festival: moda lusitana brilha no cobiçado tapete vermelho francês

Nem só de americanos, italianos e franceses serão as assinaturas dos glamourosos vestidos desta edição do Festival de Cannes. Mais uma vez, celebridades do mundo inteiro estão a se render ao designer português num dos mais aclamados festivais de cinema do mundo.

Com ADN (ou DNA) tão diferentes, mas tendo em comum a produção artesanal e 100% nacional, Rose Palhares, a designer luso-angolana e o renomado designer de alta-costura português, João Rôlo, regressam a Cannes para apresentarem um pouco mais da elegância e do talento lusitano.

Para Rose Palhares, o convite surgiu após um de seus vestidos despertar a atenção da marca Mastercard no red carpet da Cannes Fashion Festival 2016. Este ano, Rose apresenta uma coleção exclusiva de mais de 200 vestidos na Fashion Shop da Mastercard inspirados nas deusas da religião afro-brasileira Candomblé, com destaque a exuberância do tecido africano. Em 2013, Rose venceu o prémio Criadora do Ano do Moda Luanda e foi eleita Estilista Internacional do ano na Angola Fashion Week 2015. A sua coleção apresentada na Moda Lisboa em 2016 recebeu elogios da imprensa portuguesa e internacional, tendo sido considerada a Designer mais Interessante pela Vogue Italia e uma das 5 Designers mais Promissoras pela Elle South Africa.

Já João Rôlo, por sua vez, dispensa apresentações. Com mais de 30 anos de carreira, João Rôlo é referência de luxo e elegância em Portugal e presença assídua em terras gaulesas desde 2015 quando recebeu pela primeira vez, o convite para participar da Semana de Moda do Monte Carlo. Desde então, tem marcado presença constantemente em em festivais e grandes eventos em Mônaco, Cannes e outras galas como a da Fundação Príncipe Alberto e do Prémio de Formula 1. Dentre as celebridades já conquistadas pelo conceituado designer português estão: a diretora da revista L’Officel, Tatiana Soubbotina, Hofit Golan, a atriz Liliana Nova, Victoria Bonya, Victoria Silvstedt e a atriz espanhola Patricia Montero que causou furor no Festival de Cinema de Málaga, onde João Rôlo também tem estado presente.

Ver a moda portuguesa se destacar é sempre bom, mas vê-la se destacar na edição especial de  comemoração do 70º aniversário do Festival de Cannes, ao lado de nomes como Nicole Kidman, Colin Farrell, Pedro Almodóver e Mónica Bellucci é de fazer qualquer fashionista lusitano orgulhoso.