Cadeira polêmica causa furor na internet!

A entrevista que a revista de moda online Buro 24/7 publicou nesta segunda-feira com a editora-chefe da “Garage Magazine”, Dasha Zhukova está em russo, mas não foi preciso ser fluente na língua para entender o porquê de tanta polêmica: na reportagem, uma imagem da editora sentada em uma cadeira cuja forma era de uma mulher negra em posição digamos que, um tanto quanto submissa, eu diria… Mas para piorar o “mal entendido”, a matéria foi publicada ironicamente no mesmo dia em que se comemora o Martin Luther King Day nos Estados Unidos. Uiiiii!!!!!!!

dasha-zhukova-black-woman-chair

A reportagem não foi tirada do ar, mas imagem foi editada e recortada a foto da tal cadeira, que era então uma obra de arte criada pelo artista norueguês Bjarne Melgaard, parte de uma série em que ele reinterpreta trabalhos históricos do artista Allen Jones, que causou furor nos anos 60 com uma série de esculturas similares e que hoje estão disponíveis na casa de leilão Christie’s a partir de £ 2.169.250 – contudo, nenhuma das peças expostas são de mulheres negras… Ugh!

Depois de tanta gente enfurecida, é claro que as revista Buro 24/7 publicou pedidos de desculpas em sua página de Facebook , a Editora-chefe DashaZhukova também publicou pedido de desculpas formal no site que escreve, Styleite, e até a editora da publicação, Miroslava Duma, se prenunciou em seu Instagram.

É… Eu também não acho que tudo tem que ser interpretado de forma ofensiva, mas uma foto assim, com uma escultura dessas e ainda no dia de Martin Luther King?!  Acho mesmo de muito mal gosto…

E você? O que acha???