As delícias do mar de Azenhas

Como alguns sabem, moro em Cascais pertinho da praia do Guincho. Para quem conhece, sabe que aqui vive-se como se estivessemos em “férias” constantes, pois opções de restaurantes à beira mar, graças a Deus, não faltam. Além dos meus cantinhos prediletos da minha amada Cascais, há dias, como os de hoje, que gosto de aproveitar o calor e passear pela serra, onde vou pela velha estrada de Sintra que começa logo após a praia do Guincho e vai até o centro antigo dessa linda cidade. A cada curva sinuosa e arborizada, surge uma vista maravilhosa de onde se vê a imensidão azul do mar e o verde radiante da serra. Isso sem contar com o cheiro… Aquele cheiro de mato bom que só quem passou a vida toda numa cidade grande, quando sente, sabe dar o seu valor…

Pelo meio do caminho há várias cidadezinhas que arrisco chamar de aldeias de tão pequeninas que são. Cada uma com seu charme, mas há uma em especial que adoro. Chama-se Azenhas. E lá há um restaurante mesmo à encosta ou quase que sobre o mar que é sem dúvida alguma um dos meus lugares preferidos em Portugal. O nome do restaurante? Azenhas do Mar.

A vista é fantástica! O atendimento é atencioso, embora às vezes seja um bocado demorado. Como deve imaginar, não há melhor lugar para comer peixes e mariscos, pois são todos super frescos e pegos no mesmo dia ou escolhidos ainda vivo nos viveiros. MARAVILHOSO! O ambiente é aconchegante e tudo é muito bem apresentado. Além de tudo isso, ainda há uma pequena esplanada frente ao mar e uma piscina natural, onde os clientes se quiserem, podem se refrescarem durante a experiência que é o almoço, lanche ou jantar ali.

Nós, eu e minha família, já o frequentamos há algum tempo, mas o nosso menu é quase sempre o mesmo: as ostras, a sapatareira e suas torradas e uma boa porção de percebes são obrigatórias como entradas. O principal é o peixe do dia, a garoupa normalmente é a nossa opção, pois estão sempre perfeitas. Para finalizar, e como não havia deixar de ser, não deixe de experimentar o bolo do chocolate que é simplesmente espetacular! 😀

IMG_2965 IMG_2972 IMG_4128 IMG_3004

017galeria_azenhas 007galeria_azenhas

Meia hora de Cascais, numa viagem super agradável, um lugar lindo, excelente ambiente, maravilhosa comida…

É… Vale realmente a pena quem ainda não conhece, passar a conhecer Azenhas e suas delícias.