Ahhh os sabores do Algarve…

Se está de férias em Portugal nessa altura do ano, então há grandes chances de estar nesse momento na zona mais procurada no verão pelos turistas estrangeiros e também pelos portugueses: o Algarve. E se gosta de agitação, gente bonita, boas festas e belos restaurantes, então certamente você está pelos arredores de Vilamoura, acertei? Claro! Não poderia ser diferente, pois na Marina de Vilamoura encontra-se tudo que é preciso para se ter um verão inesquecível.

E agora posso afirmar isso com “know-how”, pois semana passada estive pela primeira vez em quase 3 anos vivendo em terras lusitanas, na tão famosa Vilamoura. E devo dizer que foi ótimo! Adorei tudo (ou quase tudo) que vi, comi e conheci. Embora não tenha ido com intuito de conhecer as famosas noites do verão algarvio, posso dizer que por lá há oferta para todos independentemente do estado civil, financeiro ou de espírito. Mas claro, cada um à sua maneira.

No meu caso, fui com minha família e casais amigos com seus respectivos filhos, por isso, uma boa noitada algarvia estava fora de cogitação. Ainda mais quando se tem 3 filhos e viaja sem nenhum tipo de “staff”, acredite, desejamos a noite tanto quanto um adolescente, só que para poder dormir e descansar dos longos dias de muita piscina, praia, passeios, gelados… E de toda “agitação” que um verão proporciona a uma família grande (ufa! não é fácil!). Bom, mas a parte boa de tudo isso é que à uma certa hora, toda gente precisa comer. E se jantar num bom restaurante está totalmente “out of the question”, o ideal é aproveitar a sagrada hora do almoço para conhecer novos restaurantes e novos sabores, que como você já bem sabe, adoro! Para isso, a linda Marina é uma excelente opção, pois além da vasta oferta de restaurantes, o lugar é incrível!

Dessa vez a sugestão foi do nosso amigo Gonçalo, que ganhou nossa atenção quando disse que conhecia uma restaurante sueco fantástico na Marina. Como estávamos ali mesmo ao lado, não pensamos duas vezes! O restaurante de que ele falava era o AKVAVIT, um restaurante bonito e agradável que possui uma enorme variedade de pratos da cozinha sueca com um misto de especialidades nórdicas e sabores bálticos, onde pode-se encontrar fantásticos arenques e salmões, sopa de peixe à moda de Marstrand que é símbolo da cozinha mais tradicional sueca, como também as almôndegas, o bife Rydberg, a tosta Skagen, os filetes de linguado dourados com molho de ovo e aneto e doces típicos, como o camembert frito com amoras da Lapónia e um bolo de chocolate cremoso absurdamente delicioso!

Nessa minha experiência, comecei com uma entrada que é uma das minhas paixões que provei, gostei e me esbaldei, o fois gras com chutney de abacaxi. Depois como principal pedi um bife Rydberg com molho de ervas aromáticas que acompanhavam batatas com bacon e fiambre. Antes e durante a refeição são servidos pães quentinhos para serem degustados com manteiga, pasta de atum ou para acompanhar os fantásticos pratos. E como desgraça pouca é bobagem, para terminar, o bolo cremoso de chocolate que é daqueles que, como dizemos no Brasil, para comer de joelhos! MARAVILHOSO!!!!

    IMG_5312    IMG_5314 IMG_5054 IMG_5229          IMG_5231       IMG_5233

Ficamos uma semana em Vilamoura e acabamos por almoçar duas vezes no AKVAVIT. Adoramos o ambiente agradável, o atendimento eficaz e gentil, mas principalmente voltamos porque a comida é simplesmente fabulosa! Se está pelo Algarve e for à Marina de Vilamoura não deixe de conhecer, pois depois dessa experiência seu verão certamente terá muito mais sabor. 😉