7 amazing hidden restaurants in portugal

Há 5 anos que percorro pelos aromas e sabores lusitanos e posso afirmar com toda certeza que, estou longe de ser uma expert quando o assunto é onde comer em Portugal. Todo mês abre um novo restaurante e, a cada dia descubro uma velha e tradicional “casa de comer” por onde passo. Para uma foodie assumida como eu, isso não poderia ser mais fascinante!

Entretanto, devo reconhecer que já tive o prazer de conhecer alguns quantos restaurantes… Uns muito badalados e com boa fama, mas que quando o prato veio deixaram muito a desejar e, outros que, pareciam ser “nada de especiais” e surpreenderam muito na qualidade, criatividade e apresentação tanto dos pratos quanto da equipe. São os chamados memoráveis. Aqueles que, saímos já ansiosos por voltar.

De norte a sul de Portugal, se você assim como eu gosta de comer e comer bem, então sugiro vivamente que não deixem de conhecer esses que, na minha lista dos favoritos, despontam:

A quinta por sí só já é de impressionar pela maravilhosa visita guiada seguida da degustação no agradável wine bar. Mas acredite, seu passeio só vai terminar em grande com um almoço no restaurante do The Wine House Hotel dentro da quinta. Sob responsabilidade do chefe Carlos Pires, o Menu de Degustação é confeccionado e devidamente harmonizado com os vinhos produzidos na própria quinta. Recomendo vivamente!

Quinta-da-Pacheca-Restaurant-02

 

Com um ambiente sofisticado e informal ao mesmo tempo, Dona Julia surpreende pela qualidade dos pratos e simpatia do atendimento. Cativante, é a própria Dna. Julia quem nos atende e sugere as especialidades da casa tradicionalmente da região do Minho. Além das várias entradas típicas como pataniscas, rissóis, queijos e croquetes, também nos foi servido arroz de peixe e mariscos e, no fim, o famoso pudim abade de priscos. Tudo impecável! Vale dizer que a carta de vinhos é excelente.

11959980_931984836918335_1394000208444300324_n

 

Perto da maior onda do mundo e da agitada praia de Nazaré está esse restaurante que é sem dúvida um dos meus melhores achados. Bonito, ambiente aconchegante, um dos atendimentos mais simpáticos de Portugal e uma vista linda sobre o mar. Como se tudo isso já não bastasse, os pratos além de bem apresentados são surpreendentemente deliciosos! Os destaques: gambas pangeia, camarão grande de Moçambique ao Cognac e o polvo assado no forno. Maravilhosos!

R030

 

Sushi Ya Fusion – Algarve

Com uma carta extensa e muita coisa boa para degustar, esse é sem dúvida um dos melhores restaurantes japonês de Portugal. Como o espaço é pequenino, aconselho que reserve antes e vá com tempo e disposição para experimentar as iguarias únicas desse restaurante. Minhas sugestões? Os gunkans de peixe branco, vieiras e molho citrino, o de salmão com ovo de codorniz e ovas e de foie gras com ovos de codorniz fritos e caviar. Ah! O tempura de caranguejo casca mole é simplesmente maravilhoso!

603358_447583395340437_1519836090_n

 

Esse despretensioso restaurante na areia da praia da Adraga é uma típica marisqueira portuguesa com peixes e mariscos fraquíssimos pescados no dia e ali mesmo. Tem uma boa carta de vinhos e um atendimento bastante simpático. Aqui para além dos peixes – é claro, o destaque vai para o percebes que é servido quentinho… O melhor!

restaurante-da-adraga-03

 

A minha mais nova descoberta aconteceu pertinho de casa. Foi esse agradável restaurante com ambiente jovem, acolhedor e pratos surpreendentes. Aqui a ementa nos traz 4 opções de menu degustação que vai desde o mais simples com 3 pratos até o mais completo com 5 pratos, entre entradas, pratos de peixe e carne e sobremesa com a opção de harmonização. Claro que é mesmo esse o menu que recomendo e garanto que não vai se arrepender. Vale a pena conhecer!

10711051_864667070233877_8120045343573560613_n

 

Porto das Barcas – Alentejo

É em Vila Nova de Milfontes, na Costa Vicentina que descobrimos esse fantástico restaurante. Ambiente acolhedor, atendimento simpático e eficiente, uma vista linda sobre o mar e uma comida alentejano para comer de joelhos! Tudo maravilhoso! Desde as típicas entradas como rolinhos de alheira de caça com courgette e queijo da ilha. A açorda de gambas é qualquer coisa e a mousse de chocolate com flor de sal e azeite virgem é simplesmente irrecusável – guarde um espacinho para ela. A carta de vinhos também merece destaque: completíssima.

PortodasBarcas-26

Bem, seja à passeio ou à trabalho, se estiver por perto de algum deles, sugiro que aproveite as dicas.

Para mais informações, deixo o link para o site nos respectivos títulos, ok?

Não, não é preciso agradecer….