5 Tips to Find your next Lipstick

Sim é verdade, a próxima estação ainda nem chegou, mas se der um rápido passeio num centro comercial qualquer verá que as tendências, assim como as paletes de cores já não são mais as mesmas. O mesmo acontece nas lojas de make-up. Se não for agora, sabemos que muito em breve teremos que escolher um novo tom de batom amigo e parceiro para todas as horas, certo? Mas como não transformar essa tarefa numa maratona de indecisões? Para evitar o famoso impulso de comprar uma cor ou acabamento da moda que não combina nada com sua pele ou estilo, o melhor é estar atenta às dicas dos maiores make-up artists do mundo para acertar o tom e evitar o desperdício de tempo e dinheiro – duas coisas que, hoje em dia ninguém tem a perder. 

Portanto, vamos já à isso!

CHLOE-Beauty-Editorial-Spring-2014-8


1. Tenha os lábios preparados
A cor pode ser incrível, mas se seus lábios estiverem ainda sob efeito de excesso de sol, ressecados e “descascando”, o maravilhoso batom dos sonhos não terá efeito nenhum. Por isso, para estar pronta para a maratona de põe e tira batom, a makeup artist Ashleigh Ciucci dá uma dica simples e barata: misture açúcar e vaselina e esfregue nos lábios para retirar todas as células mortas antes de ir às compras. Se preferir investir num produto já pronto, há disponíveis no mercado esfoliantes labiais que também fazem o mesmo efeito.

2. Atente-se à fórmula
O básico do básico: esteja mais atenta aos ingredientes que o batom leva do que ao seu preço. Pode ser que exista ali algo ao qual seja alérgica ou que vá contra sua filosofia de vida (alguns batons ainda levam produtos derivados de animais, como cera de abelha, por exemplo). Além disso, algumas fórmulas carregam metais pesados e outros químicos que não são nada gentis ao organismo.

3. Seja higiênica, please!
Sempre há aquela pessoa que entra na loja de cosméticos para se produzir para mais logo e usa todas as amostras do balcão. Bom, se essa pessoa fez isso na sua frente, imagine quantas outras fizeram antes dela! Por isso, foco na higiene. Antes de testar a cor de batom nos lábios peça à vendedora desinfecta-lo com um pouco de álcool e tente gastar a parte mais externa e ainda, se possível, aplique-o com um pincel descartável. Se mesmo assim você não se sentir confortável para experimentá-lo, teste a cor na ponta dos dedos que, segundo os experts, é a que mais se aproxima à cor dos lábios.

4. Evite o efeito palhaço
Se você só sabe que quer / precisa de um novo batom, mas não faz ideia da cor, um item essencial para levar consigo à caça é o seu próprio demaquilante específico para o seu tipo de pele. Quando for remover o batom, deixe o algodão embebido em demaquilante por alguns segundos em cima dos lábios e só depois então esfregue-o delicadamente. Isso ajudará com que o batom dissolva e evitará que a pele fique irritada. Afinal, o único vermelho deve se ver é o do batom, não é mesmo?

5. Vá dar uma voltinha!
Já conseguiu escolher a cor? Boa! Então agora leve em consideração que a luz da loja não é a mesma da luz da sua casa, do escritório ou de outro lugar qualquer que você esteja a pensar em usa-lo. Por isso, se quer mesmo acertar no tom, tente dar uma volta com o produto nos lábios para ver como a cor reage a diferentes tipos de iluminação. Essa é também a hora de saber se ele tem boa fixação ou se será preciso reaplica-lo a cada gole d’água ou ainda se ele é mesmo tão hidratante quanto a vendedora super simpática jurou que era…

Ainda não há outra maneira melhor e mais eficiente de descobrir senão testando, minha amiga. Por isso, vá comer alguma coisa, convide uma amiga para tomar um café e conversem bastante, ou então (e por que não?) convide o namorado para ver um filminho romântico no cinema…

Se os dois sairem com a boca pintada, então talvez este ainda não seja o seu desejado batom dos sonhos… 😉